sábado, 31 de março de 2007

Ponto Cruz 4

Como fazer o Nozinho Francês:

Usado especialmente para fazer olhos de pequenos animais, pistilos de flores. Muito usado para a decoração de motivos variados. É representado, no esquema, por bolinha que nunca está dentro de um quadradinho, mas na intercessão de 4 ponto. Saia com a agulha no furo indicado pelo esquema que está sendo executado; coloque a agulha na frente da linha e dê uma volta com a linha em torno de agulha; entre com a agulha na trama do tecido, em ponto bem próximo daquele da saída. Segure as laçadas junto ao tecido até puxar toda a linha para baixo. Para aumentar ou diminuir o tamanho do ponto, aumente ou diminua o número de fios na agulha, nunca aumente o número de laçadas.

Ponto Atrás (backstitch):

O Ponto Atrás, é feito somente após ter completado todos os pontos, em ponto cruz. O ponto atrás, é feito para dar os pequenos detalhes e definições do seu desenho. A figura abaixo, mostra a seqüência de alguns pontos. Traga o fio para cima, nos número ímpares e, para baixo, nos números pares. O ponto atrás, pode ser feito sobre mais de um quadrado da trama do tecido e ir para todos as direções.
Figura

1__2
/4
3

Alguma vezes, você terá que escolher, onde terminar e começar a cor seguinte. Como regra, escolha o objeto que estiver em primeiro plano, mais próximo do desenho. Faça o contorno com ponto atrás, com a cor apropriada. Depois, complete o restante do contornos com seus respectivas cores. Use sempre um só fio para fazer backstitch (ponto atrás), a menos que haja instruções que digam o contrário.

Arremate - O arremate do ponto cruz básico é feito da seguinte forma: no avesso do tecido, passe a linha por dentro de vários pontos. Para deixá-lo mais seguro, evitando que o ponto escape ao lavar, passe pela trama na diagonal. Isso permitirá um avesso perfeito.

http://www.irenes.com.br

Nenhum comentário: